sábado, 29 de dezembro de 2012

Marcha do Lixo.

Entre os problemas da cidade, Natal, está o acúmulo de lixo nas calçadas e em lugares inadequados, vezes por falta de trabalho de limpeza, vezes por estupidez da própria população - afinal não podemos culpar apenas os gestores da cidade por uma falha que também é de muitos residentes. Mas de uns tempos para cá, principalmente este ano, o acúmulo de lixo tem se tornado algo crítico. Gerou reclamções aqui e ali, mas nada de ser resolvido, a Urbana (Companhia de Serviços Urbanos de Natal) diz ter pago à Lider, empresa de coleta de lixo doméstica terceirizada para a realização do serviço, mas estes mostram comprovantes de contas bancárias que dizem o contrário.

Como ninguém é de ferro e com o aumento de protestos em Natal, o povo marcou outro protesto intitulado #MarchadoLixo, marcado para as 15h dessa sexta, dia 28/12, no qual os cidadãos foram convidados a levar o lixo de suas casas ou de onde pudessem pegar para jogar nas portas da prefeitura municipal. Cheguei lá por volta das 15:40 e tinha um número considerável de pessoas (e não só 50 como o G1 publicou) com bastante lixo acumulado nas calçadas da mesma e no asfalto na frente da mesma, obrigando o trânsito a ser desviado.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Espírito de Bondade Temporária.

Dias e mais dias sem postar. Nossa! Já estava ficando triste. Sabe quando você quer escrever sobre algo e sobre outra coisa e sobre outra coisa diferente e não sabe o que escrever e os dias passam e não se escreve nada? Passei por uma dessas esses dias, vou falar sobre o mais óbvio dos assuntos até mesmo em decorrência da presente data.

O chamado "espírito natalino" é uma espécie de vitória sobre a humanidade e sua fúria, perpetrado pelo capitalismo e pelas igrejas, afinal, faz todo sentido que tenhamos que comprar mais, ir mais à igreja, dar mais dízimos etc. Lembro-me de ter postado algo sobre isso, mas não em forma de crítica e sim o oposto, mas no facebook mesmo, em meados dessa época mesmo (entre o Natal e o Ano Novo) e permaneço com esta opinião.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Enfeites Natalinos.

De todas as datas do ano que foram criadas para serem focos de giro financeiro durante o ano, a que mais se destaca, no meu ver, é o Natal. Uma data dita para as crianças na qual um velhinho camarada sai de casa em casa deixando presentes do pé de pinheiros de verdade ou de plástico (cheios de enfeites, luzes etc) para aqueles que "merecem". Para os adultos, é o momento de deixar as desavenças de lado e dar presentes uns aos outros, bebendo vinho e comendo peru. Em outras palavras, a frase "comprar a felicidade" nunca fez tanto sentido.

Mas o foco da postagem são os enfeites natalinos, aquele monte de luz, bonecos, estrelas, bolas, bonecos, anjinhos que espalham por aí, seja em árvores ou não, meramente porque a data diz que tem que ser feito. Acho que foi uma das maiores conquistas do mundo capitalista: diga às pessoas que comprem luzes e similares para enfeitarem suas casas ou elas deverão ser antagonizadas pelas demais, não importa se tem muito ou pouco dinheiro para comprar enfeites, quanto mais enfeites, mais "dentro do espírito natalino" ela estará e será um exemplo para as demais!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma Natal Agonizante.

Chegamos cada vez mais perto do final do ano, mas já não contamos mais com a nossa prefeita para fechar as portas da prefeitura e entregar a chave ao próximo gestor que irá carregar a cidade nas costas. Por quê? Porque ela foi afastada do seu cargo no mês passado pela justiça, pois foi comprovado que ela desviava dinheiro público e o utilizava pra pagar contas pessoais e familiares e isso é só a ponta do iceberg (é irônico, muitos podem se perguntar "porque então os outros políticos não são afastados?", vai ver eles tem apoio de "gente grande" em pontos estratégicos e Micarla tentou fazer a mesma coisa que eles sem apoio nenhum!).

A cada gestão que passa por uma cidade, esta costuma progredir, muito ou pouco, depende do gestor e de sua equipe, muitos, mesmo roubando milhões debaixo dos votos daqueles que confiaram neles, ainda conseguem fazer coisas pela cidade e pelo povo para que estes ao menos deem algum crédito a eles. No entanto, nestes quatro anos de gestão, Natal pouco, ou nada, recebeu em termos de melhoria e seu povo, menos ainda. Hoje vivemos em uma cidade que agoniza.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Boas e Más Influências.

Esses dias estava no skype conversando com dois amigos e caímos num assunto engraçado, porém polêmico, que engloba os gostos dos nossos pais em relação aos nossos e a visão negativa que eles tem disso. É muito comum seu pai ou sua mãe, quando você está entrando na aborrecência (vulgo: adolescência) e até o final de sua juventude, caso você não se case ou saia de casa por outros motivos, serem contra quase tudo que você gosta, pelo menos a maioria é assim, principalmente aqueles que tiveram uma criação pautada nas tradições locais e, via de regra, religiosa.

Costumo pensar que essa aversão a certos gostos, que são claramente inofensivos para nossas vidas, ocorrem devido á ignorância dos nossos pais em relação aos mesmos ou até mesmo em relação a tudo que é novo e que eles desconhecem, afinal, como bem disse uma amiga que estava na conversa, eles ainda se preocupam muito com o que os vizinhos e conhecidos deles dirão a respeito de nós, filhos, e da criação que tivemos para gostar dessas coisas "estranhas"!

sábado, 3 de novembro de 2012

Servidores Públicos.

Não é incomum muitas pessoas abrirem mão de certos ofícios e atividades do ramo privado para se dedicarem quase exclusivamente aos estudos de editais para concursos públicos para poderem alcançar o tão sonhado emprego fixo, salário bom e quase nada para fazer. E isso me entristece. Porque é muito comum irmos em orgãos públicos para realizarmos algum processo que só pode ser feito lá e passarmos maus bocados por causa da lentidão ou pouca vontade dos servidores públicos em nos ajudar; deixam que pensemos que estão fazendo aquilo de propósito, que só estão ali para conversar e tomar café, enquanto nós, trabalhadores, lutamos do lado de cá.

É muito chato para um funcionário público, e qualquer outro tipo de pessoa que tenha em seu meio pessoas que ajudam a criar uma imagem negativa dele, ver que são taxados daquilo, afinal o pensamento de quem está dentro, pelo menos dos "maus servidores" é "Não tem porque se preocupar, bora fazer um pouco aqui e ali que no final do mês o dinheiro vai estar na conta bancária", em contrapartida há aqueles que pensam que "Lutamos por isso, agora vamos fazer jus e tentar mudar a imagem que temos do lado de fora, vamos fazer isso aqui funcionar".

domingo, 28 de outubro de 2012

Uma Tarefa Pesarosa...

Nunca o ato de votar foi algo tão desagradável desde que me entendo de gente. Me levantei incomodado com o que estava prestes a fazer, mas fui. Cada passo pesava muito mais do que o normal e sentia como se pesos estivessem presos a meus tornozelos. Fui até a seção designada a mim, vazia, e votei. Nulo!

Porquê? Simples: Sei exatamente o que o voto nulo significa e o que ele não significa, mas prefiro a sensação de voltar para casa sabendo que não tive que escolher entre o sujo e o mal lavado, entre o menos ruim para, gerir a cidade. Para mim esse é um pensamento pernicioso e votar pensando que aquele candidato em que votei, por ser a melhor opção entre os piores, chegará ao poder com minha ajuda, me daria uma sensação semelhante a de tomar uma dose de veneno não-letal! Que lhe causa dores terríveis, mas não lhe mata!

Sei que é um pensamento pessimista, o de que iremos viver mais quatro anos sob uma gestão extremamente duvidosa e, possivelmente, pouco melhor que a que acabamos de sofrer, mas infelizmente a história nos conta que assim as coisas foram e assim serão!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Direção Defensiva.

Uma das coisas que mais matam gente nesse nosso mundinho de Deus é o acidente de trânsito, não que um mate muito, apesar de muitos o fazerem, mas porque a todo momento em algum lugar do país, gente está sendo socorrida e sendo levada às pressas para um hospital, ou direto para o necrotério porque não resistiu aos ferimentos do acidente, ou, em casos mais extremos, mas de forma algum incomuns, estão tendo seus pedaços recolhidos e depositados em um saco!

Vamos conceituar o tema de hoje, de acordo com o Novo Código de Trânsito, de 2012, Direção Defensiva "é o ato de conduzir um veículo com a finalidade de evitar qualquer tipo de acidente, apesar das condições adversas e das ações incorretas dos outros condutores ou pedestres, tendo consciência dos perigos, agindo com correção e prevendo a possibilidade de acidentes.". Certo, ninguém é vidente aqui, mas há momentos durante o trânsito em que há como um motorista reconhecer quando uma determinada atitude pode ser mais ou menos arriscada.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ressaca Eleitoral.

Saímos de casa neste dia 07 de Outubro para exercer nosso "direito" de votar naqueles que ajudarão a votar projetos para o bem da população, os vereadores, e naquele que irá gerir a cidade, o prefeito, e muito embora muitas pessoas digam que a "hora da verdade" é o momento que o resultado sai, no final da tarde, para mim ela se estende pelos quatro anos de mandato que os eleitos irão passar, pois serão nestes que eles irão mostrar seu empenho em ajudar o povo que os colocou lá.

Mas nesse momento gostaria de me focar nos vereadores, que, á propósito, passaram de 450 inscritos aqui em Natal, destes, vinte e nove foram eleitos e tenho algumas considerações a respeito. Mas antes devo informá-los que a algum tempo a polícia iniciou uma investigação chamada "Operação Impacto", que visava investigar, prender e condenar 21 acusados de receber propinas de empresários do ramo da construção civil para que os vereadores apoiassem seus projetos ao longo da cidade. Destes, 16 foram condenados a alguns anos de prisão e ao pagamento de algumas centenas de salários mínimos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vote Consciente!

Faltam menos de três dias para as eleições para vereador e prefeito e tenho certeza que ainda tem muita gente indecisa, assim como tenho certeza que tem muita gente que decidirá votar nos que sempre ganham e tenho plena convicção de que a maioria votará nos corruptos, ladrões e víboras que estão se recandidatando e, possivelmente, se reelegerão e continuarão fazendo o que sempre fizeram: nada ou quase nada. A menos que você vote com a cabeça e não meramente com o dedo!

É fato, mais que comprovado, que a maioria dos seus candidatos, que fazem carreatas, comícios, reuniões, tem carros de som espalhando seu número e qualidades pela cidade e que, via de regra, já cumpriram um ou mais mandatos, não fazem absolutamente NADA por você depois que são eleitos! Ou quase nada, alguns ainda fazem algumas coisas, realizam alguns projetos de significância média ou baixa, para mostrar ao povo que ele ainda existe e está fazendo alguma coisa, ou, em momentos críticos, como o aumento da passagem de ônibus aqui em Natal, votarão em favor do povo, mesmo que na maioria das contendas do povo eles tenham ficado do lado do gestor (prefeito) local.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Literatura vs Trânsito

Essa eu não posso deixar de postar, estava dando uma olhada nos blogs que sigo e me deparei com uma postagem que é com certeza um verdadeiro incentivo à leitura e essa é uma das coisas que precisamos aqui no Brasil, porque temos pessoas em posições chave que necessitam de um bom português, no entanto a falta de leitura os faz pareer deslocados em suas posições; vemos pessoas enviando cartas públicas a órgãos públicos e a empresas privadas, contendo erros grotescos de gramática.

Segue abaixo a tradução aproximada da matéria retirada do laughingsquid.com, porque o site da matéria original está em espanhol:

"Literatura contra Trânsito, 10.000 Livros Brilhantes nas Ruas de Melbourne, Austrália.

Em Junho desse ano, o grupo artístico espanhol Luzinterruptus trouxe o "Literature versus Traffic", uma instalação de 10.000 livros iluminado por LED para a Federation Square (Praça da Federação), em Melbourne, para o festival "The Light in Winter" ("A Luz no Inverno", em tradução livre). Os livros, retirados recentemente de bibliotecas públicas, receberam uma segunda vida como um rio brilhante que fluía pela praça e em direção a uma rua próxima. No final do dia da instalação, expectadores foram convidados para levar os livros para casa."

É de encher os olhos! Imagino que se fizessem isso aqui no Brasil, pelo menos em alguns lugares, ao invés de levar os livros para casa, crianças e adolescentes principalmente, começariam a fazer bolinhas de papel com as páginas dos livros - afinal são de graça! Mas tenho esperança que uma coisa dessa incentivaria muitos a ler e é disso que precisamos. Afinal, a leitura nos traz uma riqueza que podemos carregar para onde quisermos sem nos preocupar com o fardo do peso ou de um cartão de crédito, o conhecimento e, em alguns casos, indicativos de como desenvolver a sabedoria.

Segue abaixo a galeria de fotos do evento:

sábado, 22 de setembro de 2012

Protesto!

Como foi dito por meu colega Roberto Noir em seu blog Chatêau Noir, o aumento da passagem de R$ 2,20 para R$ 2,40 em nossa pequena capital Potiguar causou um verdadeiro alvoroço por parte de um grupo de alguns milhares de pessoas, tanto virtualmente, quanto físicamente. Foram três protestos em dias diferentes com o intuito de diminuir as passagens, gente pulou a roleta dos ônibus, alguns foram pichados, houve confronto com a tropa de choque, típico dos tempos em que povo brasileiro ia à luta por seus direitos.

Como resultado, os vereadores de Natal resolveram votar pela diminuição, ou não, da passagem para seu valor antigo, R$ 2,20, e a maioria venceu. A passagem diminuiu e a galera comemorou. Em resposta os empresários das empresas de ônibus diminuiram a frota de ônibus, que já não é grande coisa em algumas linhas daqui, e cancelaram a integração, que permitia um passageiro passar sem pagar caso ficasse até uma hora na parada. Desnecessário dizer que o povo se inflamou com isso e foi às ruas novamente em novos protestos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jogando Pérolas aos Porcos!

Não encontrei título melhor para essa postagem! Pensei nela e na razão para fazê-la, quando poderia estar escrevendo sobre outras coisas, mas o farei, porque consegui, ou compreendi, a magnitude do problema ligado ao que falarei. Na ABL, Academia Brasileira de Letras, existe uma premiação, uma medalha, denominada medalha Machado de Assis, a maior honra da literatura brasileira que um escritor brasileiro pode receber como herói das letras, cujo povo liga cada vez menos para as mesmas e a forma como são escritas e pronunciadas!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os Abomináveis Homens da Terra!

Habitantes da superfície do nosso amado planeta Terra, dominadores, conquistadores expalhados por toda superfície do globo em toda sua diversidade de comportamento. Essa postagem abrangerá todos, homens e mulheres, mas sei bem que a nem todos se aplica, obviamente.

O ser humano é venenoso, egoísta e volátil. Não se sabe o que se pode esperar de nós, sim, nós! Não precisamos estar acuados, assustados ou ameaçados para realizar atos abomináveis, como estupros, assassinatos, massacres e outros atos desagradáveis. Já pensei nesse tipo de coisa a nosso respeito várias vezes, mas só agora veio o interesse de fazer uma postagem direcionada a isso. O gatilho foi um vídeo mostrando algo que eu já sabia que acontecia, acontece e continuará acontecendo, que é ver pessoas matando em nome de Deus, no caso do vídeo os caras matavam em nome de Allah. Degolavam um pobre coitado com uma venda nos olhos enquanto gritavam "Deus é grande!", sendo que a faca era pequena, como um canivete enferrujado, e eles cortavam a garganta do cara cada vez com mais força até decapitá-lo. Basicamente rasgaram a cabeça fora e quando a venda caiu, os olhos do pobre coitado eram de puro terror!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Amigos Verdadeiros ou Verdadeiros Babacas?

Já não é de hoje que ouço e vejo gente ferrar a vida de "amigos" e continuarem andando juntos mesmo assim, normalmente costumo imaginar que a pessoa que foi "zoada" tem muita necessidade de estar inserido em um determinado grupo pra aceitar esse tipo de humilhação. Passar por momentos difíceis, humilhantes e desconcertantes perpetrados por seus ditos amigos é a maior prova de que eles são tudo para você, menos amigos!

Normalmente imagino um amigo como sendo aquela pessoa que lhe ajuda quando você precisa, e quando ela pode ajudar, claro, que lhe estende a mão quando você cai, que lhe dá o braço acolhedor quando você está triste, enfim, um amigo deveria ser como um irmão ou irmã que nós não temos e com o/a qual nos damos muito bem. Infelizmente tem gente que acha que amigo é a pessoa que pode ser humilhada e zoada à toa sem precisa se preocupar com represálias e que o dito humilhado tem mais é que rir daquilo.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Hierarquia Protestante Criminosa!

Com certeza um assunto bastante discutido, ruminado, cuspido, mas ainda assim, recorrente! Dentre todas as coisas da humanidade que me incomodam, e a muitos também, está a mentira, se uma pequena mentira causa problemas, imagine grandes complexos causados por grandes mentiras, farsas, enganações e todas as palavras que caibam nessa situação, que é a da postagem de hoje: Igrejas Evangélicas que roubam sutil ou descaradamente.

De uns anos para cá a Igreja Protestante tem ganhado um verdadeiro mar de sub-divisões causadas pela não concordância de seus fiéis em certas opiniões ou até mesmo passagens da bíblia, assim surgem novas igrejas, algumas com nomes compreensíveis, outras com nomes engraçados, mas muitas com nomes simplesmente ridículos! Um dos grandes problemas do sistema protestante é a falta de controle de uma instituição maior, como seria o Vaticano, para controlar os atos de seus seguidores. Por um lado isso é bom, por outro, péssimo, e é o que tem gerado o que vemos hoje em dia.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Crítica aos Críticos Insatisfeitos!

De uns tempos para cá eu venho anotando em um bloco de notas idéias pra postar aqui e essa é uma das que não está escrita nele! Porque é algo que acontece costumeiramente no nosso dia-a-dia, vemos e ouvimos e já estou cansado de ouvir e ler coisas do gênero! Sempre tenho ouvido gente criticando coisas e mais coisas que outras pessoas fazem, ás vezes com motivo, outras vezes não, mas mesmo quando há motivo fico observando os porquês de tanto e fazendo uma filtragem cheguei ao ponto sobre o qual vou falar: Insatisfação Brasileira!

Porque a seleção brasileira não dá show como antigamente, porque os brasileiros não trazem mais medalhas de outo pra cá enquanto países menores conseguem muitas, porque artista tal está gordo, porque fulana é piriguete, porque quando chove faz frio e quando faz sol fica quente! Claro que não são todos, mas de um modo geral brasileiro é ingrato e insatisfeito com tudo! Acho que a vida aqui é tão frustrante, ou a mídia consegue passar tão bem que enquanto você não for um consumidor compusivo e comprar o que elas mostram você não será feliz, que o povo vive triste, com raiva e decide fazer basicanete o que os trolls de internet fazem: descontar suas frustrações nos outros em forma de críticas destrutivas.

Não apenas nos outros, mas em tudo! Quem sou eu pra julgar a forma como a seleção de futebol joga? Não significa que porque tivemos grandes nomes como Zico, Ronaldo, Pelé, Robinho, Garrincha e outros que todos os jogadores e todas as formações da seleção tenham que ser como eles. O mesmo vale para os outros esportes. É bem verdade que dá mais esperança ao povo e todo mundo em tempo de copa e olimpíadas fica mais patriota e fica mais motivado quando vê o príprio time/país ganhando, principalmente quando ganha de lavada.

Mas alto lá! Temos um povo tão ingrato, que não basta mais vencer. Ficamos mimados com as antigas seleções que eram aclamadas em todo o mundo pela forma de jogar que TEMOS que humilhar! Nossas equipes tem que fazer a equipe adversária suar muito pra conseguir marcar pontos, nossa performance tem que ser espetacular! E quando não é? É vaiada pela própria torcida. Só digo uma coisa: cresçam e amadureçam antes de criticar e se é pra ficar descontando suas frustrações no esforço dos outros, procure outra coisa pra fazer que não seja isso.

Ninguém melhor que os príprios jogadores de vôlei, basquete, futebol e outros esportes pra dizer o quão difícil está sendo jogar contra tima A ou B. Podem ter treinado muito, mas o time adversário, se treinou e se preparou mais, certamente vai vencer, mérito deles. O mesmo vale para esportes mais individuais, quem mais trabalhou os músculos, os movimentos e as apresentações ganhará a pontuação maior. Independentemente de vir de um país pequeno, pobre, lascado, ditador, violento etc, nada disso conta. Cada pessoa é um universo, uma vida, o esforço dela depende dela, o desempenho da equipe depende do quão bem eles treinaram sozinhos e em conjunto e isso independe de estar havendo seca aqui, mortes ali e má administração acolá em seus países.

Infelizmente isso é só mais uma forma de vermos que vivemos em uma época em que o individualismo impera sobre todas as coisas. Muitos são egoístas, egocêntricos e até mimados, mesmo sem poderem, mas são, não param para observar ao redor e ter uma visão mais comunitária. Se a reclamação é por falta de incentivo no esporte, tudo bem, reclama com os políticos que não ajudam, ou ajudam pouco, mas mesmo se houver investimento, se não houver esforço, não adianta, e mesmo se houver, se o adversário se esforçou mais, ele ganhará!

domingo, 5 de agosto de 2012

Professores Reféns!

Esses dias eu tava lerdando no Facebook e me deparei com essa aqui:

Me lembrou dos tempos que minha mãe lecionava no estado e das histórias que ela trazia de outros colegas professores, além de histórias que eu mesmo ouvia de alguns amigos e das escolas que estudaram, até mesmo das particulares. O que está escrito na imagem é uma triste realidade, já ouvi a história de um aluno que ameaçou enfiar uma bala nos dentes do professor caso o mesmo não o aprovasse; em outra, dessa vez numa escola particular, o aluno ameaçou dar uma surra no professor porque ele havia "dado" uma nota baixa a ele; ou outros, muitos, que levam drogas pra vender perto da escola ou já chegam lá drogados.
Se eu for parar pra citar todos os casos, essa postagem será composta só por citações. O fato é que mesmo que um aluno não compareça às aulas e não tire as notas exigidas, ele DEVE ser aprovado, porque é o que o governo quer, não importa a nota, importa que ele foi aprovado e ponto final, e isso é triste. Ou seja, nesse ponto a culpa é do sistema educacional que permite que esse tipo de coisa aconteça.

Para completar a lista, entram dois fatores: 1 - o professor é quem dá a nota, se o aluno tirar nota baixa, a culpa é do professor e não do aluno que não estudou, não prestou atenção na aula ou que nem se deu ao trabalho de ir na mesma; e 2 - educação quem tem que dar é professor, escola que não educa, não é eficiente e sim incopetente.

Minha opinião: 1 - Aluno(a) que vai pra escola tem que prestar atenção na aula, tem que ir à aula e tem que estudar pra passar, se ele tira uma nota baixa é porque ele ou não conseguiu conciliar o conhecimento e passar pro papel ou porque foi desleixado e não quis saber de estudar e o resultado é a nota que ele recebeu. FATO! Não há como dizer não, no máximo o dito cujo trabalha ou teve que dar mais atenção a assuntos que realmente exigiam sua presença com a família,  mas pai e mãe que se preocupam com o futuro do filho preferem suar e deixar o filho estudando do que comprometer o futuro do mesmo.

E 2 - Educação vem de CASA! Do berço, do convívio familiar, de pai, de mãe, de exemplos e cuidados dentro de casa! A escola que se propõe a educar irá apenas complementar a educação da criança com algo extra, como o ensino religioso que as escolas católicas passam. E mesmo que professores tentem, são centenas de alunos pra educar, o máximo que se consegue é dar algumas dicas. Se os pais são violentos, ou desleixados, ou alcoólatras ou tenham quaisquer outras características que prejudiquem o crescimento da criança, e a mesma não quiser se apoiar em pessoas de fora pra ser diferente, não tem educação relâmpago de escola que resolva!

 Para completar o ciclo temos verbas destinadas à educação sendo desviadas para outras coisas como estádios que mal saíram do rascunho e pros bolsos de gente eleita que se aproveita do povo. Não obstante temos uma geração de estudantes relapsos que consideram a leitura algo chato e consideram ler uma página inteira uma atividade hércula! Como se exigisse muito.

É uma via de mão dupla: enquanto não há investimentos por parte do governo, não há esforço por parte daqueles que estão perdendo, os estudantes, no final das contas quem pagará o preço é a nação!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Não se fazem mais jogos como antigamente...

Já ouvi essa expressão muitas vezes e até já me utilizei da mesma, mesmo não sendo um "gamer", como os jogadores de video game se referem a eles mesmos, com recursos e dinheiro pra ficar jogando N jogos e sempre por dentro das últimas novidades, mas o fato é que a realidade é essa e ela afeta cerca de 90% dos jogos que são lançados de uns anos pra cá.
 
Antigamente não haviam recursos suficientes pra satisfazer o usuário com gráficos bonitos e uma cena em CG, computação gráfica, já enchia os olhos do povo, portanto o negocio era investir numa história legal e num conteúdo técnico elaborado pra chamar a atenção do povão, personagens carismáticos também, claro. Hoje em dia temos uma geração de "gamers" que prezam tanto pelo fator gráfico que em seus feedbacks o argumento maior vai pra esse ponto e é nisso que as empresas de jogos se dedicam.

Além do fator gráfico, parece que a tendência é que os jogos contem uma história e o jogador apenas viva ela apertando meia dúzia de botões descansada e pausadamente para conseguir chegar ao tão esperado final e poder aproveitar os extras do jogo, quando tem, ou jogar da famosa "live" - se bem que alguns jogos, mesmo tendo um modo single player, são mais jogados no modo multiplayer do que no single. Ouvi falar que em um desses últimos Final Fantasies que lançaram aí o jogador pouco controla o protagonista, não controla os aliados e que basta ficar apertando "O" (bola, das teclas do controle) pra avançar, pelo que entendi, basta confirmar as ações pra o jogo avançar por si só.

Não estou dizendo que quanto melhor os gráfico, pior o jogo, não! Mas venhamos e convenhamos, tem muito jogo por aí seguindo essa linha. Posso dizer que existem jogos com gráficos ruins, que hoje em dia não chegam aos pés dos últimos lançamentos, mas que dão de 10 em cima dos atuais e tem uma grande popularidade. Há uns anos atrás velocidade, raciocínio, reflexos e paciência levavam um "gamer" ao final do jogo, hoje em dia ele só precisa de interesse.

Como disse, há uma parcela de uns 10% de jogos, ou menos, que se destacam, jogos que são lançados com uma boa qualidade gráfica, um bom enredo, bons personagens e uma dificuldade razoável ou acima da média, para dar fome de vitória e deixar o jogador interessado nas próximas fases. As vezes quero pensar que a dificuldade elevada dos jogos de antigamente se deviam, me referindo principalmente aos jogos de plataformas como Super Nintendo e Playstation, à pouca mobilidade e limitação no que diz respeito a interação com o ambiente, em muitos jogos do presente, o fator ambiente ajuda muito quando você pode interagir com o mesmo.

Já vi empresas de jogos fazendo relançamentos em 8 bits, de video games como Game Boy e Nintendinho, para video games como Wii, XBOX, Playstation 3 (pra esse eu não tenho certeza, mas acho que sim), numa tentativa, creio eu, de jogar nos jogadores antigos uma sensação de nostalgia e nos novos uma idéia de como a coisa rolava anos atrás, mas acho que o que falta não é olhar pra trás e pegar o que foi feito lá e jogar aqui, nas plataformas atuais, e sim olhar pra trás, ver a fórmula da coisa no passado e adaptá-la para o presente.

Afinal um jogo bonito é de encher os olhos, mas se ele for fácil demais, não vai nem dar tempo de dar tesão!

domingo, 15 de julho de 2012

Onde está a cultura?

Segundo o Dicionário Michaelis: cultura é "14 Antrop Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social."

Conforme a Wikipédia: "Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade."

Já fazem alguns anos que me desliguei de alguns grupos onde eram muito comuns citações como "fulano é sem cultura", ou "esses pagodeiros/forrozeiros são sem cultura", ou "funkeiros não tem cultura", entre outras nesse gênero. Até hoje vejo/ouço pessoas dizerem isso, independente dos grupos sociais dos quais façam parte, normalmente a "acusação" da falta de cultura partia do fato, ou do suposto fato, de que o alvo da mesma, ou alvos, gostavam de coisas que os acusadores não gostavam ou porque faziam apologia a drogas, promiscuidade e afins.

Porém isso é algo bastante difundido em nossa sociedade e mesmo esses ditos que reclamam desse tipo de coisa as praticam, alguns se drogam, outros saem "pegando geral" e/ou fazendo sexo sem compromisso com qualquer um/uma e no entanto continuam fazendo as mesmas acusações. Reclamam que não há cultura, mas o que é ter cultura? Será porque eles deveriam, na mente de quem acusa, estar fazendo as mesmas coisas que este gosta de fazer? Ou será porque eles deveriam estar lendo Machado de Assis, Don Casmurro, Clarice Lispector entre outros? Ou ouvindo Dominguinhos, Djavan, Chico Buarque, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Cartola e similares?

No meu ver era combater fogo com fogo! De que adianta um pagodeiro reclamar de cultura se ele continua fazendo coisas que em nada denotam cultura? Rebolar, ouvir música sem conteúdo, pegando todas (ou dizendo que pega), assim como forrozeiros e funkeiros; Porém, de que adianta um nerd/geek/metaleiro/otaku reclamar do que um faz se ele fica ouvindo música de países do outro lado do oceano, vendo desenhor de olhos grandes, jogando jogos de violência gratuita e/ou estrangeiros e coisas que gente desse grupo faz que, de acordo com seus próprio entendimentos sobre cultura, não são nem um pouco culturais!

Vale salientar que não adianta falar mal de ausência de cultura de um dos lados dessa briguinha porque sexo e drogas são coisas banalizadas em ambos os lados e tem gente se drogando e transando por aí aos montes ou fazendo N coisas relacionadas e continuam com as acusações. Me desculpem, mas é muita hipocrisia!

Levando em conta as definições no início da postagem, pode-se compreender que ambos os lados reclamam de coisas vãs, já que podemos viver em uma mesma sociedade onde há uma grande variedade de culturas, cada uma com seus textos, músicas e costumes. O que nos leva, resumidamente falando, que essas discussões sobre cultura são causadas meramente pelo desprezo que um grupo sente pelo outro, independentemente do motivo, mas que em muitos casos não passa de demonstrações de hipocrisia.

Obs.: Normalmente quem se dói com esse tipo de coisa está assinando embaixo que é/foi hipócrita.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Investimentos Externos...

Nossa! Passo um tempo resolvedo assuntos particulares e me esqueci completamente desta criança, vamos retomar o tempo perdido, ou pelo menos tentar.

Por volta do fim do ano passado e início deste andei vendo umas notícias que falavam sobre investimentos por parte do governo brasileiro em países do outro lado do oceano, não posso deixar de registrar a revolta que tive na época. Sabemos muito bem que esses acordos entre países são, na teoria, maravilhosos, mas na prática alguém sempre sai perdendo e, por mais que eu apoie a antiga presidência do país, não posso deixar de assinalar o quão revoltante essa ação é! 

Some isso ao fato de que o Brasil sempre perde muito mais do que outros países nestes acordos e coloque a palavra Copa e temos um bom motivo. Discorda? Vejamos: quantos hospitais temos no país, que estão abarrotados de pacientes? Quantos serviços públicos temos pedindo greve por mal pagamento ou cortes de verbas? Quantas escolas necessitam de investimentos porque parte dos recursos destinados à educação foi parcialmente ou totalmente cortado em algumas regiões? Salários, verbas para despesas gerais, manutenção, material, arrendamento, aluguéis etc, a lista é grande!

E por falar em copa, alguém mais ficou sabendo que algumas obras já estão gastando mais do que era previsto até o final da obra? "Tá Zero! Mas isso é normal em qualquer obra, até nas privadas!", concordo, mas são milhões de reais a mais de que estou falando, muitos milhões que saem de bolsos de pessoas de bem ou mesmo das que não são, mas que dão sangue e suor pra quem sabe ter uma aposentadoria decente e um lugar melhor para viver e no entanto vemos tudo isso escorrendo pro bolso de alguém ou de alguns, porque isso é notório, só quem recebe permanece oculto nas sombras, ou os que sabemos que recebem continuam com sua barreira de advogados caros ou imunidade política (no meu ver uma das piores coisas que inventaram desde que o país adquiriu sua "independência").

Tive aulas com um auditor fiscal aposentado e ele mesmo falou, como uma pessoa que via essas coisas em decorrência da posição que ocupara, que para mudar a base do problema, a mudança teria que vir do topo, do núcleo, ou seja, de quem quer que esteja por trás de toda a falcatrua que vemos, ou dos responsáveis por isso, mas acho difícil que alguém abra mão de seus charutos cubanos e bebidas caras à beira de uma piscina numa cobertura, tudo financiada com dinheiro público, para pensar num bem maior, afinal de contas "povo burro, gera politico corrúpto!".