terça-feira, 25 de novembro de 2014

Saber viver. Saber morrer.

Você nasceu, cresceu, foi instruído em alguma escola, educado em casa, e na escola também, virou adolescente, adulto e, esse tempo todo, ficou se perguntando o que fazer quando crescer, o que fazer enquanto adolescente, enquanto adulto. Que profissão seguir, como proceder na vida, com quem casar, quantos filhos ter, como educá-los, como envelhecer. Mas já parou para se perguntar se em algum momento lhe instruíram sobre como lidar com a morte, seja ela prematura, seja ela na velhice?

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Prejudicial à Saúde.

Não fume! Pode te dar um câncer de pulmão, laringe, lábios, estragar os dentes etc.. Não beba! Pode te dar um coma alcoólico, cirrose, te tira do controle, te faz passar vergonha etc.. Não use drogas ilícitas! Elas te tiram da realidade e te fazem praticar atos impensados, além de poderem te causar mal a longo prazo. Não beba café! Pode te dar insônia etc.. Não pense! Pensar demais faz mal...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A Luz das Letras

Ler é maravilhoso, por diversos motivos. Ler informa, ler nos dá mais certeza de que estamos vendo, ler dos informa o quanto sabemos ler e o quanto da nossa língua, ou de outra(s), não sabemos ainda etc.. Como leitor e (ocasional) escritor, vejo o analfabetismo como algo terrível no mundo de hoje, não meramente pelas leituras que alguém pode deixar de usufruir no decorrer da vida, mas pela escuridão na qual o analfabeto se encontra perante o mundo. É como uma fraqueza, se não, uma vulnerabilidade.