segunda-feira, 13 de maio de 2013

Preguiça de Pensar.

Estive dando um "bizu" no meu face e vi meu colega de mesas de RPG, e também blogueiro, Roberto Noir, comentando sobre um tal de "cachaça filosófica" que rolou ontem na Ribeira, dizendo que foi interessante, que é um ambiente bom para conversar sobre filosofia e, porque não, filosofar (essa última foi colocação minha). Vendo isso, lembrei-me de uns comentários inflamados feitos por alguns, poucos, colegas de sala, e por mim mesmo, após nossas aulas de filosofia.

Apesar de estarmos no primeiro período do curso e do mesmo apresentar uma abordagem bastante subjetiva, principalmente no início, não há aula mais teórica, subjetiva e reflexiva que a de filosofia (com o saudoso professor José Eduardo), obviamente. No entanto me incomoda, as vezes, ver que menos da metade dos alunos, que pagam essa disciplina, assistem as aulas e metade disso permanece até o final.

Pense bem: vivemos em um país que te ensina que Deus é uma TV, ou que esta é Seu porta-voz, ou seja, tudo que sai dela deve ser obedecido, não precisa pensar, afinal de contas, pensar cansa e você não quer ficar cansado. Quer? Parece ridículo, mas esse é o cume da ponta do iceberg em termos de problemas que vivemos. Só para citar alguns outros que afetam diretamente o ato de pensar, temos: políticos manipuladores, mídia mentirosa e manipuladora, economia ridícula, gente malandra etc.. Isso é, claro, apenas uma tentativa de abranger muitos problemas, mas acredito que a maioria esteja dentro destes pontos que citei, principalmente os dois primeiros.

Agora leve em consideração que para que possamos sair da ignorância precisamos ter senso crítico e que para isso precisamos pensar, e não esperar que pensem por nós ou nos deem respostas prontas, para podermos ir atrás das causas disso tudo. Claro que a maioria não quer ou acha que não pode PENSAR! Um bom exemplo disso são as manifestações anti corrupção ou anti políticos, elas deveriam juntar um número imenso de pessoas, mas informações aqui, umas pessoas espalhando opiniões ali e pronto, temos um consenso de que ir em manifestações é coisa de vagabundo ou que elas não adiantam, não importa o que se faça.

Duvida? Conte quantas pessoas vão em uma manifestação dessas e depois conte quantas vão em carnavais, harlem shakes, paradas LGBT, shows do outro lado da cidade etc., simples assim!

Pensar cansa, principalmente quando você não detém conhecimento da coisa que está sendo pensada, mas os resultados são magníficos! Não pelo que se aprendeu pensando, mas pelo aprendizado de como pensar. Quanto mais pensamos em coisa complexas, como os "por quês" disso ou daquilo, assuntos relacionados a política e mídia, por exemplo, ou mesmo sobre o funcionamento de certas coisas na natureza, ou até as de origem tecnológica, mais desenvolvemos nosso raciocínio e inteligência e, em um aspecto mais abrangente, mas nem sempre, sabedoria.

Quando fiquei sabendo que o reitor da universidade que estudo mandou colocar filosofia como disciplina obrigatória em todos os cursos, fiquei muito feliz, quase orgulhoso, é um ato sensato. Qual é o intuito disso? Tentar fazer dos alunos, de jovens a idosos, pessoas pensantes, ou, na melhor das hipóteses, pensadores.

Infelizmente, parte do plano de nossos líderes políticos era, e continua sendo, fazer com que pensemos que pensar (redundante) muito, é desnecessário, ou que só devemos gastar neurônios com pensamentos relacionados a compras, futebol, que bunda votar no concurso Miss Bumbum, analisar o Big Brother Brasil e similares. E infelizmente, para não dizer lamentavelmente, funcionou e continua funcionando.

Pensadores são marginalizados, excluídos da sociedade, tidos como chatos, egoístas, metidos, estranhos, nerds ou apenas como um "ninguém", mas vivem felizes, pois pensam o que fazem, pensam a vida e pensam o futuro. Detém conhecimentos diversos e são, normalmente, considerados inteligentes, normalmente se situam "em cima do muro" com relação a muitas coisas da vida, mas acima de tudo, em sua maioria,  são felizes, por não estarem mais presos às principais correntes que aprisionam o pensamento.

Seus corpos andam, suas mentes voam!

Um comentário:

  1. Infelizmente é a realidade: muitas pessoas não gostam de pensar. Porém noto que isso começa a mudar, apesar das manifestações de pensamento, inconformismo e similares ainda serem um tanto isoladas. A situação está mudando. A passos de tartaruga mas está...

    ResponderExcluir